Eu digo tudo que penso

Alguns dos que expressam em voz alta tudo o que está na alma e depois se arrepende. Outros estão orgulhosos – e têm certeza de que agem corretamente. Qual é a diferença entre opinião franca e grosseria? Quando é hora de parar?

“Fui de férias com minha amiga, e todos os dias ela organizava um confronto para mim: não presto atenção a ela, não digo“ honestamente ”, Elena, 37 anos, ações do instrutor de natação, ações, ações. – Voltei pela metade – e as censuras continuaram. Não havia força para discutir. Mas ainda não queria que um amigo pensasse que ela está certa, já que não estou respondendo a nada.

Meu psicólogo me convidou para falar com ela apenas sobre tópicos gerais, por exemplo, sobre o clima. Claro, ela percebeu que eu estava fazendo isso intencionalmente. Mas experimentei um incrível senso de libertação e feliz com minha descoberta – não tenho que dizer tudo o que penso “.

“E, como resultado, eu tive que desistir!”-A Nina, de 25 anos, professora é lamentada. Ela aconselhou o diretor de sua escola a começar a lidar com sua vida pessoal, e só então se agarra aos subordinados. “Mas isso é verdade, onde ficar tão zangado?” – Ela se pergunta e suspira:” Desculpe! Eu gostei muito dos meus cinco graduadores “.

O que nos parece pura verdade pode parecer agressão para outro, especialmente se invadirmos seu espaço pessoal. “Com que propósito estamos dizendo a nossa verdade, por que agora? Ao fazer essas perguntas, você pode entender melhor suas intenções e reações do interlocutor ”, disse o psicólogo clínico Tatyana Voskresenskaya.

Razões para a franqueza

1. Eu libero Steam

Sentores fortes são difíceis de manter trancados, sua energia nos leva à ação. “Você pode correr ou subir em uma luta, mas mais frequentemente agimos verbalmente”, continua o psicólogo, “e as conseqüências de tal afirmação não nos incomodam.

Muito provavelmente, não pensamos neles. Mas mesmo que os prevemos, não estamos tentando evitar – liberar Steam para nós neste momento mais importante “. No entanto, se as medidas de crise se transformarem em uma maneira familiar de ação, isso é um problema: “olho para um olho, dente para um dente” é uma receita ruim para boas relações.

2. Eu protesto contra a hipocrisia

Existem muitas regras não escritas na sociedade que regulam, a quem, o que e quando é possível ou não pode ser dito, e nós as conhecemos. “Na infância, gradualmente os assimilamos, comunicando -nos com os anciãos”, explica Tatyana Voskresenskaya: “E nos tornamos adolescentes, começamos a protestar e violá -los contra eles, porque nessa idade temos a oportunidade – e a necessidade! – compreender criticamente a experiência de nossos pais e sociedade como um todo “.

Mas alguns têm um tumulto adolescente apertado. “Eles têm certeza de que cialis preco portugal se recusam a enganar os outros, mas ao mesmo tempo estão se enganando, sem reconhecer que eles mesmos provocam conflitos”, acredita o psicólogo. Enquanto isso, seja sincero e expresse tudo o que você acha que não é igual.

3. Eu mantenho lealdade a mim mesmo

“Eu mudei meu marido e contei a ele sobre isso”, diz Marina, 32 anos,. – Eu sou o que sou e me aceito, mesmo que não tenha muito orgulho de minhas ações. “Sempre ame a si mesmo, independentemente de qualquer coisa, é o nosso direito inalienável. Mas seria negar o mesmo amor incondicional dos outros que somos adultos e somos responsáveis ​​por nossas ações.

“Apenas crianças muito pequenas amam – pelo seu sorriso, para bochechas rosa”, comenta a loja psicanalista Michael. – Mas aos seis anos de idade, a criança aprende a mentir e abre que às vezes ele é amado pelo que diz. Então a independência começa “. Mentiras cria um segredo, e o segredo cria isolamento: um sabe, mas o outro não é.

“Pessoas que podem manter qualquer coisa em si mesmas” congelam “, preservando os modelos infantis de comportamento”, as notas de psicanalista. – Falar tudo é uma forma de exibicionismo, que pode colocar outras pessoas em uma situação difícil “.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top